Um homem de 49 anos foi detido após ser flagrado cometendo um ato obsceno em uma praça em Santiago na tarde desta terça-feira (14). O suspeito foi avistado por duas mulheres, e também por policiais da Brigada Militar (BM), se masturbando na Praça Moisés Viana, no centro do município. Conforme testemunhas, ele fazia questão de mostrar o órgão genital para quem passava pela praça. Com comportamento alterado e sintomas de embriaguez, o homem foi detido pelos policiais e encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para registro da ocorrência. Conforme o titular da DPPA de Santiago, delegado Edson Reis, o suspeito foi ouvido e liberado, “tendo em vista que a conduta configura, em tese, o crime de ato obsceno, infração de menor potencial ofensivo”.
O homem teria passagem pela polícia pelos crimes de feminicídio, tráfico de drogas, roubos a pedestres, furto, briga, ameaça, lesões corporais, dano ao patrimônio público e desobediência. Ele também teria registros pelo crime de perturbação do sossego público, descumprimento de prisão domiciliar e importunação sexual, crime em que teria tentado beijar a vítima com uso de força.
O detido responderá em liberdade pelo crime de ato obsceno. Conforme o Blog Rafael Nemitz, de Santiago, nos últimos dias surgiram relatos de que um suspeito, que não foi identificado, estaria cometendo o mesmo tipo de crime em outro ponto da cidade. A Polícia Civil irá investigar o caso.